turbo vs aspro no uno!
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turbo vs aspro no uno!
O motor Fiat de 1 litro tornou-se com o tempo um motor difícil de se obter mais potência sem se recorrer a preparações mais pesadas ou sobrealimentação, pois sai de fábrica com potência específica já elevada. Fornece perto de 60 cv/l, marca considerável para qualquer motor de duas válvulas por cilindro. Muitos têm procurado obter mais potência desse motor, mas sua "preparação" original traz como efeito colateral a redução do torque, o que pode tornar o carro bastante fraco no uso urbano. Por isso a melhor opção de preparação para os motores de 1.000 cm³ é a sobrealimentação, de preferência com turbocompressor, que não necessita de parte da (pouca) potência do motor para funcionar, como ocorre com o compressor, e não requer a (cara) recarga do sistema de óxido nitroso -- além de o turbo não submeter o motor ao desgaste que a busca entrada do "nitro" produz.
Pode-se também optar, como alternativa de menor custo, por uma recalibragem do carburador e do sistema de ignição, que quando bem-feita até melhora o torque. Este ganho, por sua vez, abre uma "brecha" para a colocação de um comando de válvulas mais "bravo" e até de um coletor de escape dimensionado, que reduziriam o torque retornando-o ao valor original. Para recalibrar o sistema de ignição do Mille Electronic -- o mesmo dos motores de 1,5 litro com injeção monoponto, embora seu carro possua um carburador comum sem qualquer auxílio eletrônico -- é necessário recorrer a uma caixa de gerenciamento eletrônico de ignição, que permite alterar a curva de ignição de um sistema como o seu, que não dispõe de distribuidor.
Em ambos os casos, turbo e aspirado, pode-se ter um compromisso com a durabilidade do motor. Para tanto é recomendável usar o motor com consciência, sem abusos, e (no caso do turbo) optar por uma pressão de superalimentação baixa. Na preparação aspirada, o veneno não deve exigir altas rotações para fornecer potência, sendo preferíveis comandos mais "mansos", válvulas e carburadores menores.
Pode-se também optar, como alternativa de menor custo, por uma recalibragem do carburador e do sistema de ignição, que quando bem-feita até melhora o torque. Este ganho, por sua vez, abre uma "brecha" para a colocação de um comando de válvulas mais "bravo" e até de um coletor de escape dimensionado, que reduziriam o torque retornando-o ao valor original. Para recalibrar o sistema de ignição do Mille Electronic -- o mesmo dos motores de 1,5 litro com injeção monoponto, embora seu carro possua um carburador comum sem qualquer auxílio eletrônico -- é necessário recorrer a uma caixa de gerenciamento eletrônico de ignição, que permite alterar a curva de ignição de um sistema como o seu, que não dispõe de distribuidor.
Em ambos os casos, turbo e aspirado, pode-se ter um compromisso com a durabilidade do motor. Para tanto é recomendável usar o motor com consciência, sem abusos, e (no caso do turbo) optar por uma pressão de superalimentação baixa. Na preparação aspirada, o veneno não deve exigir altas rotações para fornecer potência, sendo preferíveis comandos mais "mansos", válvulas e carburadores menores.
Re: turbo vs aspro no uno!
Boa marquinho de grande ajuda para quem quer dar uma mexida parabens !! pelas informações sera de grande ajuda !! fui !!!
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