Turbinar ou Aspirar!?!?!?!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Turbinar ou Aspirar!?!?!?!

Mensagem por cadeira em Qui 04 Out 2007, 9:15 pm

Devo optar por uma preparação TURBO ou ASPIRADA?
Esta é a dúvida mais freqüente entre aqueles que preparam o seu carro pela primeira vez. Para saber qual o caminho a tomar, é bom saber antes, qual a principal diferença entre os dois motores: no motor aspirado, é aquele que através do movimento dos seus pistões, aspira para o interior do cilindros a mistura ar- combustível, já no motor turbinado, esta tarefa é executada pela turbina, ou seja, é ela quem empurra para dentro do motor, sob pressão, a mistura ar-combustível. Cabe lembrar, que um motor aspirado, por mais eficiente que seja, originalmente não consegue através d a aspiração , encher mais do que 70% da capacidade dos deus cilindros, já com o turbo, consegue-se praticamente 100%. Agora sim, já podemos começar a falar sobre os métodos de preparação:

a) O método aspirado, baseia-se em obter maior potência do motor, proporcionando-lhe um maior numero de rotações, ou seja, para o motor render mais é preciso que ele gire mais, e isto é obtido principalmente com a substituição do comando de válvulas original por um esportivo, que faz com que as válvulas permaneçam abertas por mais tempo, proporcionando assim um melhor enchimento dos cilindros. A substituição do comando de válvulas sempre deve ser acompanhado da recalibração do carburador original, ou então a substituição do mesmo, além de uma afinação do motor.
Outros itens bastante abordados na preparação aspirada do motor, são: o retrabalho do cabeçote e a substituição do coletor de escape original por um do tipo 4x1, alem de velas, bobina e filtro de ar esportivo. A principal vantagem deste método, é o baixo custo e a facilidade de preparação em relação ao turbo, quando o incremento de potência desejado é de até 30%. As principais desvantagens ficam por conta da perda de torque em baixas rotações, e a instabilidade da marcha lenta.
b) O método turbinado, como o próprio nome diz, baseia-se em instalar no motor, especificamente no coletor de escapamento, um turbo compressor, equipamento parecido com um caracol duplo, dotado de duas hélices em seu interior, uma em cada caracol, onde, uma é acionada pela passagem dos gases de escapamento e gera um fluxo de ar que movimenta a outra hélice, que por sua vez envia ao motor ar comprimido, ou seja, a partir deste momento, o motor recebe a mistura no interior dos seus cilindros na forma pressurizada e não mais aspirada, em outras palavras, não é mais o motor que puxa o ar para o seu interior, e sim a turbina que o empurra para dentro do mesmo, gerando assim um melhor enchimento dos cilindros, o que proporciona uma explosão mais forte e conseqüentemente mais potência. As principais vantagens do turbo são, a preservação das características originais do motor e o fato de não ter que se esticar as marchas para obter o incremento de potência. Não existem desvantagens ao nosso ver, pela opção deste método, Quando o incremento de potência desejado é da ordem de 50%.
- Aspirados
Apesar da maioria das pessoas pensarem que alterar o motor original causa danos, é justamente quando fazemos algumas pequenas alterações que o motor passa a "durar mais". As fábricas não podem ficar fazendo só carros perfeitos, senão custarão muito caros, fazendo então carros "aceitáveis", que estão dentro dos limites de utilização.
O problema é que este limite é muito baixo.
Note que em alguns veículos, seus motoristas tem de pisar muito para pouco resultado, enquanto que se o carro estivesse acertado, bastaria o peso do pé para obter o mesmo resultado, talvez até tenha economizado combustível, pois precisou acelerar(injetar combustível) menos.
Devemos pensar que um motor é o resultado de um projeto de engenharia mecânica, e sendo assim, existem várias alterações que podem ser feitas com o objetivo de maior rendimento sem comprometer a durabilidade, sempre analisando o impacto destas alterações ao projeto. O que não pode ser feito de forma alguma e sair trocando peças
sem saber o efeito real que causa ao conjunto motor/carro.

Para o trabalho de motor, podemos instalar um kit turbo, kit nitro ou fazer outras modificações além da aspiração.
avatar
cadeira
Os PiKaS

Mensagens : 97
Data de inscrição : 02/10/2007
Idade : 32
Localização : JPA_TQR

Ver perfil do usuário http://ospikas.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Turbinar ou Aspirar!?!?!?!

Mensagem por Luiz_DUB em Sab 06 Out 2007, 2:12 am

ahh ja comentei muito, chega huihaiuhaiuhauha TA MANEIRO!!!!
avatar
Luiz_DUB
CDU - RJ

Mensagens : 48
Data de inscrição : 02/10/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Turbinar ou Aspirar!?!?!?!

Mensagem por Doizinho Equipe Amigos em Ter 09 Out 2007, 3:06 am

to chegando pra complicar!!!!!!!!

pros amantes de turbo....


o q sao 250 cv com uma turbina...? " ahhh é fortinho.. e tal"

o q sao 250 cv num aspro?? " é estupides" e essa é a verdade...

de vc colocar um aspro de 250 vs um turbo de 250... todos ja sabem a resposta de quem vai chagar na frente....


muitos falam q turbo é coisa de covarde... eu sou louco por turbo... mas tambem sou louco por aspro... acho q sou loco por carro forte... e q se fodam os fracos.....

resumindo... quem é o melhor??? depende do cú... e do dinheiro envolvido...

hoje em dia entá quase equiparado....

com 3000 vc monta um turbo "forte" e um aspro "forte" depende o quanto vc quer moer.... e de que forma....

Doizinho Equipe Amigos
Equipe Amigos

Mensagens : 5
Data de inscrição : 02/10/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Turbinar ou Aspirar!?!?!?!

Mensagem por lean em Ter 09 Out 2007, 6:29 am

com 3 mil eu iria pra mto Motel da vida!
avatar
lean
Os PiKaS

Mensagens : 50
Data de inscrição : 02/10/2007
Idade : 30

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Turbinar ou Aspirar!?!?!?!

Mensagem por cadeira em Ter 09 Out 2007, 12:05 pm

lean escreveu:com 3 mil eu iria pra mto Motel da vida!

si tu tivesse 3k tua é comprar uma uno suhasuhauhsauhsua...e outra tu num ta cumendu ninguem mesmo suhaushauhs..abs mlk
avatar
cadeira
Os PiKaS

Mensagens : 97
Data de inscrição : 02/10/2007
Idade : 32
Localização : JPA_TQR

Ver perfil do usuário http://ospikas.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Turbinar ou Aspirar!?!?!?!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum